sábado, 12 de março de 2011

Tutorial - Usar TeamViewer para acesso remoto

Agora é possível aceder remotamente a um outro computador com grande facilidade e poucos cliques no rato.

Actualmente é inacreditável a quantidade de possibilidades ao se usar um computador conectado à internet. O acesso remoto, quando bem configurado, pode ser de extrema utilidade. Isso porque, como o nome já sugere, você pode acessar seu computador de onde quiser e quando bem entender.
Antigamente, devido à grande dificuldade para se configurar os computadores para o acesso remoto, além da velocidade das conexões, aceder ao PC pela internet não era muito comum.
Hoje as conexões são cada vez mais velozes e os programas mais fáceis de serem usados. Um deles é o TeamViewer, utilizado no tutorial a seguir:


Primeiros passos
Antes de poder usufruir do programa, é uma boa ideia fazer um check ás configurações. Assim, depois de instalar o TeamViewer nos dois computadores, abra o programa. Clique em "Extras" e seleccione "Opções":

Tenha certeza de preencher seu nome de contato (1) para que os outros computadores o identifiquem nas conexões remotas. Você pode marcar para que o programa inicie com o Windows (2) e para que feche para a Barra de tarefas quando apertar o "X" (3):


Aceder a um outro computador
Depois de configurar os dois programas, você já pode começar com o acesso remoto. Primeiro, vá até o computador que será acessado e copie a ID. Esse número deve ser colocado no TeamViewer que estiver aberto no computador que vai acessar o outro, em "Criar uma sessão":

Após clicar em "Conexão ao parceiro", o programa pede a senha do outro computador (fornecida logo abaixo da ID):


Se tudo foi feito corretamente, você irá receber a tela do outro PC no seu. No topo da tela estão todas as ações do TeamViewer que podem ser executadas:



(1) — "Acções" — permite que você troque de lado (o outro assume o controle), dê "Ctrl + Alt + Del" e desactive a entrada remota;
(2) — "Ver" — escolha qualidade, forma da tela, monitor activo e resolução;
(3) — Áudio/Vídeo — converse com a outra pessoa por voz, vídeo ou texto;
(4) — "Transferência de Arquivo" — abre uma janela para transferir arquivos entre si;
(5) — "Extras" — configurações de conexões VPN.

Acedendo permanentemente
Como nem sempre será possível copiar ou pedir alguém lhe forneça a ID e a senha do TeamViewer do outro computador, é possível definir configurações para aceder sempre que quiser.

Para isto, clique em "Extras" e vá a "Opções":


Depois, clique na guia "Segurança". Você deve definir uma senha permanente (1) e escolher o nível de acesso (2 e 4). Uma boa ideia é também criar uma lista negra e/ou branca de usuários que podem aceder ao PC, ao clicar em "Configurar" (3):


Na lista, basta adicionar todas as IDs que você pretende bloquear ou liberar o acesso. É claro que é mais fácil fazer uma lista apenas com os PCs para que você quer liberar as conexões remotas:



Depois disso tudo, você só precisa criar uma sessão com a ID do computador e a senha permanente definida nas configurações, sem se esquecer de que o computador remoto precisa estar ligado para ser acessado.

Acesso remoto por outros sistemas e dispositivos
O TeamViewer está disponível também para os computadores da Apple, iPhones e Android. Isso faz com que o programa seja realmente flexível e você o acesse de qualquer lugar. Ou seja, basta um iPhone com conexão 3G ou Wi-Fi para levar o PC sempre no bolso:


...................................
O TeamViewer é um excelente programa para acesso remoto que funciona no Windows, Linux, Mac e até em smartphones, como o iPhone. Entretanto, há outras alternativas igualmente fáceis, como o LogMeIn.

Mais informações sobre o TeamViewer 6 em DownSources -http://downsources.blogspot.com/2011/03/teamviewer-6-acesso-remoto-e-suporte.html.

Fonte:baixaki

Sem comentários:

Enviar um comentário