quarta-feira, 16 de março de 2011

MSconfig.exe - Como Funciona (Windows 7)





O que é o processo msconfig.exe???


O processo msconfig.exe (msconfig) é um processo standard do Windows XP (e versões ulteriores) que permite editar a configuração do arranque de Windows. Assim, o MsConfig permite nomeadamente suprimir processos carregados aquando do arranque do Windows.




Estructura do msconfig.exe

Separadores existentes e as suas finalidades:

  • Separador “Geral” que permite seleccionar um modo de arranque.
  • Separador “SYSTEM.INI” que permite alterar os parâmetros de alguns periféricos
  • Separador “WIN.INI” que permite a edição de alguns parâmetros do Windows, como o fundo ou as cores.
  • Separador “BOOT.INI” permitindo definir as opções de arranque e nomeadamente activar um menu de arranque.
  • Separador “Serviços” contempla todos os processos carregados automaticamente durante o arranque
  • Separador “Arranque” permitindo escolher os programas lançados durante a abertura de Windows.


Tutorial

Para utilizar esta aplicação basta seguir os passos abaixo:

>> Clicar no Botão do Windows 7 na parte inferior esquerda do monitor
>> Na caixa de pesquisa que aparece na barra do menu Iniciar escrever msconfig. Irá aparecer a aplicação no topo.


>> Um click na aplicação no menu e a janela da mesma irá aparecer. Podemos aceder por exemplo ao tab do Startup para poder analizar por exemplo as aplicações que iniciam com o seu sistema operativo Windows.


>> Nesta página podemos ver todos os itens que estão marcados para iniciarem cada vez que o computador arranqua. Alguns deles são importantes outros irão apenas consumir recursos do computador, como por exemplo memória ram e processador, sem necessidade.


>> Após seleccionar os itens , des-seleccionado os restante e ao fazer "Apply", o windows irá pedir um "restart" para poder aplicar as alterações. Quando o computador reiniciar certamente estará mais rápido.

No Windows 7, quase todos os programas essenciais ao Windows são carregados por meio de algo chamado "Windows Services ". Isto significa que a maioria dos itens de inicialização que você vê no Windows 7 é totalmente opcional e pode ser desligado. No entanto, uma boa regra importante é de desabilitar apenas os programas que você não conhece e não precisa . Quando em dúvida, deixe-o. Ou, melhor ainda, vá para Paul "PacMan" Collins que possui uma enorme lista de " Aplicações de arranque " em http://www.sysinfo.org/startuplist.php. Esta lista tem mais de 13.000 itens de inicialização que poderá encontrar no MSCONFIG, diz-lhe quais os que são absolutamente necessários, quais são os opcionais, e quais os que definitivamente desmarcar.

Sem comentários:

Enviar um comentário